quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Drops 1# O que é RPG!

Bom Galera que curte RPG e assuntos relacionados em geral, o RPG DROPS traz pra vocês o que ha de novidade nesse universo, não esquecendo dos clássicos que consagraram esse hobbie.
A partir de agora a cada dia novidades e assuntos relacionados a RPG serão tratados aqui no Drops.

Para começar bem, trouxe pra vocês um pequeno texto explicativo sobre o que é rpg e como começar a jogar enfim de maneira simples e objetiva para os Leigos que começarem a ler apreciem e queiram tornar do RPG um Hobbie em sua vida!


Jogo de interpretação de personagens, ou mais popularmente conhecido como RPG, ROLE PLAYING GAME. Funcionalmente é uma peça de teatro produzida e interpretada em tempo real com seus amigos em volta de uma mesa em um mundo de faz de conta, ou melhor falando, um mundo de fantasia onde vivem guerreiros, magos, dragões, elfos, vampiros e etc.. 
Os jogadores se divertem interpretando seus personagens em batalhas épicas, pode ser também, ambientado num cenário mais contemporâneo ou mesmo em tempos modernos,durante o jogo a história vai ser mudada pelo seu personagem e pelos personagens dos demais jogadores de acordo com suas escolhas o que faz do rpg um jogo com possibilidades incontaveis, com o passar do tempo e conforme for conquistando seus objetivos seu personagem evoluira e ficara mais forte como recompensa por escolhas certas e ações de acordo com suas missões.

O principal objetivo do RPG é a diversão, mas existem muitas pessoas que o utilizam como forma de didatica pra ensinar em escolas, cursos enfim há inumeras aplicações para o jogo. O que torna o RPG um jogo tão interessante é que tendo sua mente tem um orçamento infinito para colocar qualquer efeito especial em qualquer cena que você imagine, nada pode restringir o que você imagina da cena e a Narração do mestre vai servir também para incrementar aquilo que você já concebeu na sua cabeça!
                                                                                     Grupo de aventureiros vencendo um dragão


Pra quem joga é divertido e interessante, mas para os olhos de quem só observa pode parecer bizarro, principalmente quando se vêem jogadores mais experientes que interpretam seus personagens com um pouco mais de personalidade ou que jogam Live Action, onde se vestem como os personagens e interpretam a coisa muito mais ao pé da letra, lembrando sempre que é um jogo onde não existe contato físico e portanto não existe agressão, em todos os livros de RPG isso é expressamente desencorajado.

É um jogo pouco convencional por não se              encaixar em muitas das categorias dos chamados jogos de tabuleiro, primeiramente não existe um vencedor, isso já frustra muitos jogadores iniciantes acostumados com a competição entre os jogadores da mesa, na maioria dos jogos o cooperativismo é incentivado bem como o trabalho de equipe.

     

Existem dois tipos de jogadores que sempre serão necessários para que o jogo funcione
o primeiro:
O Narrador/Mestre

Basicamente é o cara que idealiza tudo na maioria das vezes o mano que junta o grupo pra jogar!
Ele mantêm a ordem no jogo, idealiza as aventuras, constrói o cenário enfim o manda chuva é um tipo de jogador que esta la para assegurar a diversão de todos.
Se utilizar o exemplo da peça de teatro ele seria o diretor e roteirista, ele dita as regras a serem seguidas e da as opções aos jogadores, e basicamente é o cara que vai ter que decorar o livro, brincadeira, mas vai ser o jogador que vai ter que melhor conhecer as regras para evitar qualquer tipo de arbitrariedade

o segundo:
O jogador
Esse é o tipo que a maioria prefere ser, é ele que vai criar o personagem pra se aventurar no mundo que o mestre vai ambientar pra ele com sua narrativa, ele vai ter que desenvolver seu jogo através da narrativa do mestre fazendo escolhas corretas e derrotando os inimigos e desafios propostos no cenário


O jogo de RPG é feito em sessões, que podem acontecer quando o grupo todo estiver reunido, o mestre é o único jogador que sempre será necessário, uma vez com o grupo reunido a aventura poderá acontecer.
Aventura é a história do grupo de aventureiros e suas ações que podem influenciar toda história de um reino como em O Senhor dos Anéis, de planetas como em Star Wars

Mas o que é necessário para jogar?

Papel, lápis, alguns tipos específicos de dados, e os livros do sistema que você mais se identificar para jogar, a partir dai, você tem tudo pra jogar, mas o mais importante é IMAGINAÇÃO isso com toda a certeza será o mais importante para que o jogo prossiga.
Existe uma infinidade de sistemas de RPG os quais tem suas regras especificas,  e suas peculiaridades bem como tipos diferentes de ambientação, o mais popular desses sistemas é o Dungeons and Dragons ou em português Masmorras e Dragões, também é o mais antigo deles o qual esta atualmente em sua quarta edição, ambientado num mundo medieval.A grande maioria dos sistemas utiliza esse tipo de cenário, mas existem também aqueles que utilizam outros cenários como o Mundo das Trevas que é ambientado em tempos atuais numa atmosfera punk gótica, com vampiros lobisomens e magos.
Muitos dos jogadores experientes utilizam mapas detalhados, tabuleiros, minuaturas e muitos outros apetrechos para aprimorar a experiencia no jogo, mas o principal e fundamental é avontade de se divertir com os amigos, papel, lapis e borracha.

 Tendo todos os requisitos para se começar a jogar em mãos, é hora de escolher o sistema de regras que vai jogar, qual sistema, qual cenario, qual aventura, se vai jogar uma aventura pronta ou não enfim todas essas dicas eu vou dar nas proximas postagens!

Gostou? Curtiu? Comente!
Seja nosso colaborador, tem alguma opinião, critica ou sugestão, expresse nos comentarios, esteja a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário