sábado, 29 de outubro de 2011

Drops 4# Vamos falar de Sistemas!


Como eu me estendi um pouco nos dois últimos posts falando de D&D, vou explicar o motivo, bom primeiro por que é o RPG mais jogado no mundo e é o mais famoso também, e segundo motivo por que ele que deu origem ao hobbie, por tanto esses são os motivos.

Continuando nosso papo sobre sistema de regras para RPGistas iniciantes, vou passar por todos os sistemas de RPG que ja conheci nesses longos 10 anos de rpg.

Pra começar eu vou falar do sistema brasileiro produzido pela galera da extinta revista "Dragão Brasil" revista que era feita aos moldes da "Dragon Magazine", publicando conteúdo sobre rpg, resenhas e muito mais, mas a Dragão Brasil vai ter uma sessão só dela no Drops.
Bom o sistema em questão é o Defensores de Tóquio, é um sistema com temática centrada em animes e magás, as regras são bem simplistas, não existem classes, algumas adaptações sugerem raças pare serem jogadas, raças com certo numero de pontos a mais e vantagens e desvantagens pré escolhidas.
No sistema usa-se apenas dados de 6 lados para se jogar, para todas as funcionalidades, é simples e rápido, um sistema fácil de aprender e fácil de se jogar, da pra organizar e jogar uma aventura em questão de minutos, e de forma genérica da pra fazer tudo com o sistema, desde jogar num cenário medieval, até usá-lo para jogar ficção cientifica.
Vale lembrar que é um sistema brasileiro.
Ele esta em sua quarta edição com regras adaptadas e muitas novidades, é mais conhecido como sistema D&T ou 3D&T, atualmente como esta em sua quarta edição 4D&T.
É aconselhável se você quer jogar um jogo rápido, sem espaço pra muitos detalhes e com objetividade, o que ele perde em detalhes ganha em versatilidade, os livros baratos incentivam e muito o jogo.




GURPS.

Muitos mitos, lendas, estórias circulam sobre a vida desse sistema, e a verdade é que GURPS sigla para Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), é um sistema muito detalhista,e por isso dizem que é preciso fazer testes até mesmo para respirar, mas rola muito preconceito  em torno desse sistema, primeiramente, entende-se que é um sistema genérico e como tal se fazem necessárias implementações de regras para adaptar o sistema a qualquer tipo de situação.
GURPS se adaptou a todas as situações, todas mesmo, existem mais de 200 livros lançados para sustentar a fama de detalhista, a verdade é que ele é altamente adaptável, e o faz um sistema bom pra jogar qualquer cenário, a quem vá discordar dizer que GURPS é difícil, mas não é, ele só requer algum tempo a mais de estudo do sistema para que o jogo se torne agradável e sem interrupções a verdade é que as pessoas que acham GURPS complicado tem preguiça de ler.


GURPS é jogado com 3dados de 6 lados, sendo que a dificuldade para fazer as coisas é determinada pelo mestre,  lançados os 3 dados somamos o valor ao valor nas pericias do personagem, deve-se igualar o valor da dificuldade ou ficar abaixo, se isso for feito, pronto seu personagem faz o que se propôs a fazer, se superar a dificuldade ele falha, é simples.
Já lançado em varias edições GURPS esta no mercado desde 1986, publicado  em português no Brasil somente em 1991, é fora do Brasil um dos sistemas mais jogados, mas graças ao estigma de ser difícil, detalhista ao extremo, no Brasil ele não se popularizou, atualmente esta em sua quarta edição, se você quer um sistema realista, e altamente fiel ao que se propõe, jogue GURPS e seja feliz!

Continua...
Gostou? Curtiu? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário