sábado, 29 de outubro de 2011

Drops 4# Vamos falar de Sistemas!


Como eu me estendi um pouco nos dois últimos posts falando de D&D, vou explicar o motivo, bom primeiro por que é o RPG mais jogado no mundo e é o mais famoso também, e segundo motivo por que ele que deu origem ao hobbie, por tanto esses são os motivos.

Continuando nosso papo sobre sistema de regras para RPGistas iniciantes, vou passar por todos os sistemas de RPG que ja conheci nesses longos 10 anos de rpg.

Pra começar eu vou falar do sistema brasileiro produzido pela galera da extinta revista "Dragão Brasil" revista que era feita aos moldes da "Dragon Magazine", publicando conteúdo sobre rpg, resenhas e muito mais, mas a Dragão Brasil vai ter uma sessão só dela no Drops.
Bom o sistema em questão é o Defensores de Tóquio, é um sistema com temática centrada em animes e magás, as regras são bem simplistas, não existem classes, algumas adaptações sugerem raças pare serem jogadas, raças com certo numero de pontos a mais e vantagens e desvantagens pré escolhidas.
No sistema usa-se apenas dados de 6 lados para se jogar, para todas as funcionalidades, é simples e rápido, um sistema fácil de aprender e fácil de se jogar, da pra organizar e jogar uma aventura em questão de minutos, e de forma genérica da pra fazer tudo com o sistema, desde jogar num cenário medieval, até usá-lo para jogar ficção cientifica.
Vale lembrar que é um sistema brasileiro.
Ele esta em sua quarta edição com regras adaptadas e muitas novidades, é mais conhecido como sistema D&T ou 3D&T, atualmente como esta em sua quarta edição 4D&T.
É aconselhável se você quer jogar um jogo rápido, sem espaço pra muitos detalhes e com objetividade, o que ele perde em detalhes ganha em versatilidade, os livros baratos incentivam e muito o jogo.




GURPS.

Muitos mitos, lendas, estórias circulam sobre a vida desse sistema, e a verdade é que GURPS sigla para Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), é um sistema muito detalhista,e por isso dizem que é preciso fazer testes até mesmo para respirar, mas rola muito preconceito  em torno desse sistema, primeiramente, entende-se que é um sistema genérico e como tal se fazem necessárias implementações de regras para adaptar o sistema a qualquer tipo de situação.
GURPS se adaptou a todas as situações, todas mesmo, existem mais de 200 livros lançados para sustentar a fama de detalhista, a verdade é que ele é altamente adaptável, e o faz um sistema bom pra jogar qualquer cenário, a quem vá discordar dizer que GURPS é difícil, mas não é, ele só requer algum tempo a mais de estudo do sistema para que o jogo se torne agradável e sem interrupções a verdade é que as pessoas que acham GURPS complicado tem preguiça de ler.


GURPS é jogado com 3dados de 6 lados, sendo que a dificuldade para fazer as coisas é determinada pelo mestre,  lançados os 3 dados somamos o valor ao valor nas pericias do personagem, deve-se igualar o valor da dificuldade ou ficar abaixo, se isso for feito, pronto seu personagem faz o que se propôs a fazer, se superar a dificuldade ele falha, é simples.
Já lançado em varias edições GURPS esta no mercado desde 1986, publicado  em português no Brasil somente em 1991, é fora do Brasil um dos sistemas mais jogados, mas graças ao estigma de ser difícil, detalhista ao extremo, no Brasil ele não se popularizou, atualmente esta em sua quarta edição, se você quer um sistema realista, e altamente fiel ao que se propõe, jogue GURPS e seja feliz!

Continua...
Gostou? Curtiu? Comente!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Drops 3# E ai, como joga D&D?


Agora que eu já expliquei um pouco da origem e sobre o que é o Dungeons&Dragons, vou falar pra vocêsde maneira simplificada sobre as regras e como funciona o jogo!

D&D 3.0 ou terceira edição que ainda é a mais jogada no Brasil
D&D é jogado principalmente com um dado de vinte lados, que é o que vai servir pra dizer se você consegue vencer os desafios propostos pelo mestre, acertar golpes nos monstros e também fazer as coisas que se propõe a fazer, desde cavalgar em um cavalo em grande velocidade, ou saltar de um abismo se segurando numa corda para salvar um amigo, tudo isso seráfeito com auxilio do D20 que irá determinar se o personagem consegue ou não fazer o que se propôs!
O jogador ao construir a planilha de seu personagem terá de escolher inicialmente a raça e a classe a qual ele irá pertencer. Dentre as raças do modulo básico estão:Anão, Elfo, Gnomo, Halfling, Humano, Meio-elfo, Meio-orc.Cada raça tem bônus e peculiaridades únicas e próprias, assim sendo cada uma delas será melhor desempenhando um papel diferente.
E depois escolher dentre uma das classes do modulo básico que são:

Bardo: um Aventureiro de espécie única, queusa de sua musica e carisma pra incentivar seus companheiros em batalha

 Bárbaro: a síntese da violência e poder físico. Usando de sua incontrolávelfúria através de força bruta os bárbaros esmagam seus inimigos.

 Clérigo: Sacerdote de uma divindade, curandeiro ou um fiel servidor de uma causa justa. O clérigo usa das energias divinas para curar seus aliados e a si próprio, e para ferir seus inimigos.

Druida: Servindo como sacerdote dos Deuses da floresta ou como agente da força inevitável da natureza o druida transforma-se emferas, tem um poderoso companheiro animal e usa magias das forças elementares da natureza como apoio para suas aventuras.

Feiticeiro: Herdeiros dos Dragões os feiticeiros carregam um legado arcano o qual utilizam com maestriapoderosas magias para produzirem diversos efeitos desde bolas de fogo até voar.

Guerreiro: A essência da estratégia de combate desse talentoso combatente é usar com maestria todas as armas e armaduras com técnicas de combate pra subjulgar seus oponentes em um combate corpo a corpo ou à distância.

Ladino: O ladino ou simplesmente ladrão é hábil, ágil, e inteligente. Suas habilidades de logro e destreza o fazem formidável dentro e fora do campo de batalha, um inimigo rápido e difícil de acertar.

Mago: Manipuladores da trama, verdadeiros canalizadores das formas primais do universo. Os magos tem um poder destrutivo em suas mãos que quase não pode ser igualado por nenhum dos outros aventureiros.

Monge: Um cultista do poder marcial que utiliza de seu corpo como arma e de sua mente como fortaleza inabalável. Ágil, forte e versátil é a melhor classe pra se jogar com um lutador de artes marciais.

Paladino: Guerreiro da justiça, soldado das causas justas e do bem,com sua montaria sagrada trabalhando em prol da destruição do mal.

Ranger: O caçador, provido de habilidades inigualáveis em seus estilos de combate. O ranger é um poderoso combatente que usa de poderes silvestres aliados à habilidades de guerra para vencer seus combates!


Essas são classes do modulo básico de D&D, as quais podem ser escolhidas inicialmente e tem progressãoaté o nível 20.


Após isso o jogador deve criar sua história como desejar para que seja o seu plano de fundo a ser trabalhado. Também deve preencher a planilha com as estatísticas correspondentes à classe e à raça escolhidas de acordo com o nível de seu personagem no início da aventura, que pode variar de 1 a 20 no modulo básico.
Feito isso o Mestre da mesa irá narrar o jogo e você com seu personagem poderão interagir com o mundo criado por ele, vivendo aventuras numa Terra medieval.
 Todas as outras peculiaridades do sistema, informações sobre o preenchimento da ficha e como fazê-la, você vai poder encontrar nos livros do modulo básico (Livro do mestre, Livro dos monstros e Livro do jogador). 

Também poderá conseguir mais informações sobre os livros nos sites das melhores livrarias ou no site oficial da Devir Livraria, principal distribuidora de D&D aqui no Brasil.

Vale ressaltar que anos após a criação de D&D como um sistema de RPG os direitos foram comprados pela Wizardsofthecoast e o nome do sistema foi mudado para D20 System, ou  Sistema D20, que é um sistema jogado com um dado de vinte lados, também usado para outros tipos de cenários, não só para fantasia medieval.

Gostou? Curtiu? Comente!
Seja nosso colaborador. Tem alguma opinião, critica ou sugestão, expresse nos comentários, esteja a vontade.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Drops 2# Caverna do Dragão, não, Masmorras e Dragões, enfim Dungeons & Dragons!


A história do maior e mais famoso rpg ja criado!
Bom, dois amigos, Gary Gygax e Dave Arneson (saudosos), jogavam um jogo de estratégia em tabuleiro chamado CHAINMAIL (que pra quem ja conhece um pouco de rpg ou mesmo de armaduras medievais significa cota de malha), era um wargame, um "jogo de guerra", onde se travavam batalhas de exércitos contra exércitos rolando dados e usando tabuleiros com miniaturas.
Gary Gygax
Em uma das partidas sobraram poucos guerreiros do exercito deles, como o objetivo ainda não havia sido alcançado pelos exércitos, e eram muito poucos pra continuar na batalha, surgiu então a idéia de continuar a aventura individualmente, com cada um dos soldados restantes, os tratando como heróis, como os das fabulas, então criaram para esse objetivo um conjunto de regras que pudesse adaptar os herois e os desafios aos guerreiros. Então surgiu a ideia de não mais continuar o combate dos exércitos no Chainmail e sim usar os Heróis com o novo sistema de regra para terminar de cumprir a missão, como se eles próprios fossem os heróis de seus exércitos, assim começou o que tornou-se em 1974 DUNGEONS E DRAGONS ou simplesmente D&D.

Dave Arneson
D&D, tornou-se muito mais presente na vida dos Brasileiros, em 1983, pois foi nesse ano que estreou na TV Brasileira o Dungeons & Dragons Cartoon, ou para a maioria dos Brasileiros Caverna do Dragão, o maior legado de D&D no Brasil, o desenho que embalou a infância de gerações e que incentivou muitos dos atuais RPGistas.

Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto, Bobby, Uni, O Terrive Vingador e o Aterrorizante Tiamat.

De la pra ca, o jogo evoluiu passou por varias edições, revisões, avanços e acompanhou a tecnologia dos momentos em que foram lançados, assim, se atualizando a cada nova edição, no Brasil o jogo  foi lançado inicialmente pela Grow, era um jogo bem diferente do atual nas na essência o jogo é o mesmo aventuras medievais em mundos de fantasia!




Hoje Dungeons & Dragons está na sua quarta edição recentemente lançada em 2009, a cada nova edição os surge um novo boato de que seria a ultima de que o jogo estaria acabando dado o surgimento dos MMORPG e dos jogos eletrônicos que já imitam tão bem algumas das possibilidades que o jogo de rpg traz pra quem jogo, mas nunca será igual e a possibilidade de escolhas do D&D assim como o de qualquer outro rpg do gênero é ilimitada se comparada a dos eletrônicos, e é essa falta de limites que atrai a cada ano mais novos fãs.
Quarta Edição, tudo novo dinovo, para alegria de uns e desespero de outros.

Continua Amanhã!
Duvidas e sugestões, comente!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Drops 1# O que é RPG!

Bom Galera que curte RPG e assuntos relacionados em geral, o RPG DROPS traz pra vocês o que ha de novidade nesse universo, não esquecendo dos clássicos que consagraram esse hobbie.
A partir de agora a cada dia novidades e assuntos relacionados a RPG serão tratados aqui no Drops.

Para começar bem, trouxe pra vocês um pequeno texto explicativo sobre o que é rpg e como começar a jogar enfim de maneira simples e objetiva para os Leigos que começarem a ler apreciem e queiram tornar do RPG um Hobbie em sua vida!


Jogo de interpretação de personagens, ou mais popularmente conhecido como RPG, ROLE PLAYING GAME. Funcionalmente é uma peça de teatro produzida e interpretada em tempo real com seus amigos em volta de uma mesa em um mundo de faz de conta, ou melhor falando, um mundo de fantasia onde vivem guerreiros, magos, dragões, elfos, vampiros e etc.. 
Os jogadores se divertem interpretando seus personagens em batalhas épicas, pode ser também, ambientado num cenário mais contemporâneo ou mesmo em tempos modernos,durante o jogo a história vai ser mudada pelo seu personagem e pelos personagens dos demais jogadores de acordo com suas escolhas o que faz do rpg um jogo com possibilidades incontaveis, com o passar do tempo e conforme for conquistando seus objetivos seu personagem evoluira e ficara mais forte como recompensa por escolhas certas e ações de acordo com suas missões.

O principal objetivo do RPG é a diversão, mas existem muitas pessoas que o utilizam como forma de didatica pra ensinar em escolas, cursos enfim há inumeras aplicações para o jogo. O que torna o RPG um jogo tão interessante é que tendo sua mente tem um orçamento infinito para colocar qualquer efeito especial em qualquer cena que você imagine, nada pode restringir o que você imagina da cena e a Narração do mestre vai servir também para incrementar aquilo que você já concebeu na sua cabeça!
                                                                                     Grupo de aventureiros vencendo um dragão


Pra quem joga é divertido e interessante, mas para os olhos de quem só observa pode parecer bizarro, principalmente quando se vêem jogadores mais experientes que interpretam seus personagens com um pouco mais de personalidade ou que jogam Live Action, onde se vestem como os personagens e interpretam a coisa muito mais ao pé da letra, lembrando sempre que é um jogo onde não existe contato físico e portanto não existe agressão, em todos os livros de RPG isso é expressamente desencorajado.

É um jogo pouco convencional por não se              encaixar em muitas das categorias dos chamados jogos de tabuleiro, primeiramente não existe um vencedor, isso já frustra muitos jogadores iniciantes acostumados com a competição entre os jogadores da mesa, na maioria dos jogos o cooperativismo é incentivado bem como o trabalho de equipe.

     

Existem dois tipos de jogadores que sempre serão necessários para que o jogo funcione
o primeiro:
O Narrador/Mestre

Basicamente é o cara que idealiza tudo na maioria das vezes o mano que junta o grupo pra jogar!
Ele mantêm a ordem no jogo, idealiza as aventuras, constrói o cenário enfim o manda chuva é um tipo de jogador que esta la para assegurar a diversão de todos.
Se utilizar o exemplo da peça de teatro ele seria o diretor e roteirista, ele dita as regras a serem seguidas e da as opções aos jogadores, e basicamente é o cara que vai ter que decorar o livro, brincadeira, mas vai ser o jogador que vai ter que melhor conhecer as regras para evitar qualquer tipo de arbitrariedade

o segundo:
O jogador
Esse é o tipo que a maioria prefere ser, é ele que vai criar o personagem pra se aventurar no mundo que o mestre vai ambientar pra ele com sua narrativa, ele vai ter que desenvolver seu jogo através da narrativa do mestre fazendo escolhas corretas e derrotando os inimigos e desafios propostos no cenário


O jogo de RPG é feito em sessões, que podem acontecer quando o grupo todo estiver reunido, o mestre é o único jogador que sempre será necessário, uma vez com o grupo reunido a aventura poderá acontecer.
Aventura é a história do grupo de aventureiros e suas ações que podem influenciar toda história de um reino como em O Senhor dos Anéis, de planetas como em Star Wars

Mas o que é necessário para jogar?

Papel, lápis, alguns tipos específicos de dados, e os livros do sistema que você mais se identificar para jogar, a partir dai, você tem tudo pra jogar, mas o mais importante é IMAGINAÇÃO isso com toda a certeza será o mais importante para que o jogo prossiga.
Existe uma infinidade de sistemas de RPG os quais tem suas regras especificas,  e suas peculiaridades bem como tipos diferentes de ambientação, o mais popular desses sistemas é o Dungeons and Dragons ou em português Masmorras e Dragões, também é o mais antigo deles o qual esta atualmente em sua quarta edição, ambientado num mundo medieval.A grande maioria dos sistemas utiliza esse tipo de cenário, mas existem também aqueles que utilizam outros cenários como o Mundo das Trevas que é ambientado em tempos atuais numa atmosfera punk gótica, com vampiros lobisomens e magos.
Muitos dos jogadores experientes utilizam mapas detalhados, tabuleiros, minuaturas e muitos outros apetrechos para aprimorar a experiencia no jogo, mas o principal e fundamental é avontade de se divertir com os amigos, papel, lapis e borracha.

 Tendo todos os requisitos para se começar a jogar em mãos, é hora de escolher o sistema de regras que vai jogar, qual sistema, qual cenario, qual aventura, se vai jogar uma aventura pronta ou não enfim todas essas dicas eu vou dar nas proximas postagens!

Gostou? Curtiu? Comente!
Seja nosso colaborador, tem alguma opinião, critica ou sugestão, expresse nos comentarios, esteja a vontade.